09 novembro 2011

O Som Que Embala a Minha Vida

Estava agora pouco deitado na rede e escutando Super Duper Love, da cantora inglesa Joss Stone. O também inglês, mas poeta, Robert Browning, dizia que: "quem ouve música, sente de repente, sua solidão povoada". Concordo plenamente com essas palavras, apesar de não ter nascido para cantar, sinto que a música é algo que acalma a minha alma e desperta sentimentos que eu não sei bem explicar, então fico com a definição de Schopenhauer: "A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende". Esse é um post meio diferente no meu blog, gostaria de apenas postar algumas músicas interessantes que guardo na memória.


A primeira música que eu me lembro ter ouvido não foi nenhuma canção de ninar. Eu morava na zona rural do sertão paraibano e o meu pai tinha um cassete do Sérgio Reis. Ele ouvia a música e voltava no rec. O refrão ficou na minha cabeça por longos anos: "nesta casa tem goteira, pinga ni mim..."


Na minha adolescência os meus ouvidos foram regados por muito forró. Quem mora no Nordeste certamente me entenderá. Então algumas bandas me marcaram muito, mas uma música em especial conseguiu retirar as minhas primeiras lágrimas de emoção por sua letra tão bem elaborada. A história do vaqueiro, que é proibido de casar com o seu grande amor porque ela é filha de um coronel da região.


Em 2011 eu passei a fazer parte da Igreja Presbiteriana Independente. E igreja é um lugar que tem muita música. Éramos adolescentes que amavam dançar e apresentar peças de teatro na rua. A nossa canção mais famosa era: "Minha Pequena Luz, eu vou Deixar Brilhar".


Aí vem o primeiro amor. Nesse tempo música não é mais sinônimo de alegria, e dependendo de qual você está escutando, pode lhe levar para baixo. Até hoje quando escuto essa canção me vem a lembrança dela. Para não lembrar muito, acabo nem escutando, até porque a música não é muito boa.

Sempre gostei de ouvir Chico Buarque, Maria Bethania, Chico César, Belchior, entre outros. Por causa deles sofri muita discriminação; Desejo finalizar com duas músicas. A primeira é da Adele, One and Only, essa música me inspira e trás uma estranha coragem. A segunda, é Casinha Branca, cantada por Maria Bethania: esse som embala minha vida, traz em sua letra os meus sonhos.



E qual música embala sua vida?



Nenhum comentário: