29 dezembro 2011

Porque Deus Fez os Seres Humanos Assim?






“Porque Deus fez os seres humanos assim, capazes de se odiar, de chegar a matar injusta e cruelmente uns aos outros”? Essa é uma pergunta feita por Jon Sobrino em seu livro intitulado Onde está Deus? O livro faz uma reflexão a partir de um terrremoto devastador em El Salvador e do ataque terrorista de 11 de setembro nos Estados Unidos, e de guerras que foram conseqüências desse atentado.

Sofrimento e morte têm nos acompanhando no mundo atual. Em minha própria mente a pergunta feita por Jon Sobrino ressoa sem parar. As guerras acontecem, pessoas morrem injustamente, o mundo é marcado pela desigualdade e a barbárie. Por que Deus fez os seres humanos assim?

Não tenho respostas para todas as questões do sofrimento humano. O que posso falar é da experiência de conhecer o Deus crucificado. Olhando para a cruz posso compreender um Deus diferente do que estamos acostumados a olhar. Não é um Deus distante, desconhecedor do sofrimento, que só nos salvará se for por meio de grandes milagres. É um Deus que está em silêncio na cruz, mas que conhece o meu sofrimento, compartilha da minha dor, pois é na cruz que Deus está se reconciliando comigo através de Jesus (II Co 5,18). E o que está no fundo de tudo isso é o amor. Nas palavras de Jon Sobrino: Deus mostra seu amor ao ficar próximo das vítimas, ao estar solidário com elas, totalmente e até o final. Por isso não importa que eu ainda seja pecador, Deus continua provando o seu amor por mim.

A melhor resposta para o sofrimento humano é reconhecer que Deus está ao meu lado. Pois Deus também sofreu na cruz, “e somente um Deus que sofre pode nos ajudar” (Bonhoeffer). Ontem acontecerem crimes que me assustaram, hoje, chorei por estar decepcionado com tantas coisas, mas pude compreender que Cristo despedaçado na cruz ressuscitou. Por que Deus fez seres humanos assim? Não! Deus não fez seres humanos assim, pois Deus é um Deus em favor da vida, que está do nosso lado totalmente e até o final.

Nenhum comentário: