30 março 2012

Se Você Não Sabe Aonde Quer Chegar, Qualquer Caminho Servirá



Não sei qual foi o autor que disse “se você não sabe aonde que chegar, qualquer caminho servirá”. Entretanto, essa parece ser uma das afirmações com um grau altíssimo de verdade. No livro bíblico de Neemias encontramos a determinação de uma pessoa que movida por um sonho, não se deixou levar por circunstâncias que tentavam provar que ele não seria bem sucedido em seu trabalho. Neemias ficou conhecido na história como aquele que reedificou os muros de Jerusalém.

Nesses dias tenho aprendido muito com esse reedificador de muros. Gostaria de poder compartilhar com vocês algumas lições importantes que tenho colocado em prática na minha vida, não na forma e intensidade ideais, mas o primeiro passo já foi dado, o lugar de chegado está sendo escolhido.

A primeira lição que trago com Neemias é sobre a espiritualidade. Diante de todas as situações de dificuldades e soluções aparentemente inviáveis ele simplesmente orava. Não se importunava pelo o que os outros pensassem sobre sua fé. Ele sabia em quem depositar a sua esperança, mas também tinha um conhecimento profundo de quem ele era. A fé de Neemias fazia parte dos seus princípios de vida, e princípios são as bases fundantes do nosso caráter, é o nosso comportamento quando ninguém esta nos vendo. Por isso, a primeira grande lição de Neemias é: Tenha uma fé consistente e princípios bem fundamentados, sem eles você não irá a lugar nenhum.

A segunda lição é seja paciente e não perca as oportunidades que surgirem. Essa é uma das tarefas mais difíceis em nossa vida. Sempre desejamos que as coisas aconteçam ao nosso tempo, não somos pacientes bastantes, e as vezes entendemos o tempo de espera como desperdício. Mas tempo de espera pode ser transformado em tempo de maturação. O período que exercitamos o nosso olhar, nosso falar e o nosso ouvir, forjando em nós uma pessoa com um caráter cada vez melhor. O tempo de espera deve ser usado para treinarmos o nosso olhar, pois quando surgir inovações saberemos interpretá-las como novidades passageiras ou reais oportunidades.

Terceiro, antes de começar um grande projeto é necessário planejar. A história conta que Neemias passeou pela cidade. Caminhando percebeu as dificuldades existentes e o que era necessário a ser feito. Essa é a parte do planejamento. O caminho deve ser planejado para não perdemos tempo na caminhada. Muitas pessoas vivem sem saber onde querem chegar, não tem conhecimento de suas fraquezas e forças. Planejar sua vida é conhecer-se profundamente, exercitar o seu potencial e diminuir as suas fraquezas, caminhar a passos mais largos, pois afinal de contas planejando você sabe aonde quer chegar.

Uma quarta lição que aprendi com Neemias é Encontre Pessoas Motivadas Para Lhe Ajudar. Para encontrar pessoas motivadas, você precisa estar motivado. Mas, estar motivado não significa que você precisa caminhar sozinho. Nenhuma grande tarefa precisa ser realizada sozinha. Mesmo que a sociedade lhe diga para não confiar nas pessoas, acredite nelas, acredite no potencial de mudança de cada ser. Cada pessoa é dotada de dons e talentos magníficos, como eu e você somos.

Concentre-se no que precisa ser feito e não sai antes de concluir a tarefa proposta para cada momento é nossa quinta lição. Planejamos e sonhamos, entretanto na hora da realização de cada tarefa tendemos a nos deixar levar por digressões. Concentre-se, porque “quando pequenas tarefas estão inacabadas, grandes projetos não podem ser concluídos”. Neemias simplesmente renegava convites, assuntos e palavras que pudessem retirar a sua atenção no que estava sendo realizado. Ele tinha um foco bem definido.

Essas são algumas lições que aprendi com história. Está bem resumido, mas que possa também orientar sua caminhada, como tem orientado a minha.